Se estás seriamente a pensar em optar pelas Artilens, o que é que podes esperar e quais os passos que se seguem:
Consulta informativa
Deves ser muito bem informado antes de tomar a importante decisão de optar por lentes intraoculares. Algumas Clínicas organizam sessões de esclarecimento sobre o tema. Nestas sessões, será feita uma apresentação. Depois disso, podes colocar qualquer questão a um oftalmologista, optometrista ou um utilizador de Artilens.
Exames preliminares
Para verificar se os teus olhos têm indicação para lentes intraoculares, terás que realizar alguns exames preliminares. Durante estes exames:
- Será revista a tua história clinica em geral e em particular o histórico acerca dos teus olhos, bem como as razões que te motivam para esta cirurgia;
- Sera determinada a correcção dos teus olhos
- Outros aspectos como o comprimento ocular, o diametro da pupila, a pressão ocular, o estado da cornea, a profundidade e o campo de visão, serão também examinados
- Serão detectados quaisquer defeitos na sua superficie ocular
Com base nesta informação, o teu oftalmologista analisa e avalia se os teus olhos têm indicação para lentes intraoculares.
Nota: se utilizares lentes de contacto maleáveis, não as deverás utilizar na semana que antecede os exames preliminares. Para lentes rígidas serão duas semanas.
Declaração de consentimento
Ser-te-á entregue uma declaração de consentimento, na qual se declara que:
- Recebeste informação suficiente acerca da natureza do procedimento a realizar, incluindo potenciais riscos, vantagens e desvantagens do implante das lentes
- Autorizas o procedimento e tomaste a decisão de forma voluntária.Uma vez assinada esta declaração, será marcada uma consulta para agendar a cirurgia.
Once you have signed the declaration, an appointment for the procedure can be scheduled.
A cirurgia
- Serás recebido na Clínica por uma Enfermeira(o). Colocam-te umas gotas nos olhos para diminuir o tamanho da tua pupila e explicam-te o que vai acontecer depois. Trocas de roupa para a cirurgia e és encaminhado para o Bloco Operatório.
- Ser-te-á dado um anestésico injectável. Talvez sintas uma pequena dor semelhante a uma anestesia no dentista. Após cerca de 15 minutos, o teu olho está completamente anestesiado e o médico pode iniciar o procedimento para implantar a lente.
- É feita uma pequena incisão na cornea. Através da incisão a lente é intriduzida na camara anterior. Depois da lente ser posicionada em frente da pupila, será fixada na íris. Uma pequena porção de íris é colocada nos clips da íris, sendo esta que vai fixar e manter a lente no seu lugar. A pequena incisão é suturada ( o que não acontece no caso das lentes Artiflex) e a cirurgia termina.
- Depois deste procedimento, que depende do tipo de lente implantada, e que demora cerca de 20 a 30 minutos, o olho é protegido temporariamente com uma compressa. Encaminham-te para uma sala de repouso onde poderás tomar um chá ou café. A Enfermeira virá verificar se a recuperação está a decorrer conforme previsto e dará algumas instruções para a fase pós cirúrgica.
Nota: normalmente é feita a cirurgia a um olho e só após a recuperação do primeiro se passará ao seguinte.
Regras pós-cirurgicas
Naturalmente, é importante que recuperes sem complicações. Assim, há algumas regras pós cirúrgicas que devem ser observadas
- Dormir com uma protecção no olho aproximadamente durante uma semana após a cirurgia. Isto vai prevenir coçar o olho inadvertidamente durante o sono.
- Aplicar gotas nos olhos durante 3 semanas após a cirurgia, mediante prescrição médica.
- Evitar qualquer pressão nos olhos nas primeiras semanas após a cirurgia, ie, não te deves curvar demasiado (baixar a cabeça), nem levantar demasiados pesos.
- Não tomar duche no dia seguinte à cirurgia. Nos dias seguintes, assegurar de que não entra água nos olhos.
- Não usar maquilhagem durante umas semanas.
- Não nadar durante umas semanas.
Check ups
Após a cirurgia, o olho será verificado regularmente para assegurar que tudo está conforme após a cirurgia. O primeiro check up realiza-se um dia após a cirurgia. Se tiveres qualquer dúvida sobre a regularidade dos check ups deves contactar o teu oftalmologista.