Em 1977, o professor holandês Dr Jan Worst, foi convidado por um colega oftalmologista a visitar um hospital no Paquistão. O Prof. Worst e a sua mulher, ficaram muito chocados e sensibilizados pela pobreza e falta de condições em que as cirurgias eram realizadas. A população pobre e com catarata tinha que viajar muitos quilómetros para conseguir obter ajuda. Alguns tinham uns óculos com lentes muito fortes mas a grande maioria não tinha possibilidade de obter qualquer solução para os seus problemas de visão. Este facto, inspirou o Prof. Worst. Os óculos não eram práticos e tornavam-se demasiado caros para estas pessoas. Então o Professor, descobriu que que as lentes intraoculares poderiam facilmente ser presas à iris. O Prof. Worst experimentou então com pequenas lentes que ele próprio desenvolveu, e implantou-as nos olhos dos seus pacientes. Foi assim que nasceu o principio das lentes implantáveis, ie, das Artilens, para colmatar uma necessidade premente. Diz o Prof. Worst que, ‘na maioria das invenções é isto mesmo que sucede’.
A mulher do Prof. Worst, Anneke Worst, fundou um pouco mais tarde, a Ophtec. Esta empresa é considerada como o líder mundial de lentes intraoculares para substituir a utilização de óculos.
As Artilenses sãao implantadas apenas por cirurgiões certificados pela Ophtec. A Ophtec treina e certifica cirurgiões em todo o mundo. Todas as Artilens são produzidas em Groningen, onde se encontra também o Departamento de Investigação e Desenvolvimento de produtos. Esta é uma grande vantagem porque todos os novos projectos podem ser de imediato testados e todas as alterações necessárias à obtenção de um produto melhor podem ser realizadas com maior celeridade. As possibilidades das Artilens são infinitas.